Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39581

Comparte esta pagina

Título : O Design da Informação de materiais paradidáticos para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais : projeto de kit para escolas públicas do Recife-PE
Autor : FERREIRA, Raquel Rodrigues Santos de Oliveira
Palabras clave : Design da Informação; Ciências Naturais; Ensino Fundamental I; Materiais Paradidáticos; Teoria da Atividade
Fecha de publicación : 13-ago-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FERREIRA, Raquel Rodrigues Santos de Oliveira. O Design da Informação de materiais paradidáticos para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais: projeto de kit para escolas públicas do Recife-PE. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : O Ensino de Ciências Naturais no Brasil tem enfrentado grandes desafios. Na última pesquisa realizada pelo Programa Internacional para Avaliação de Alunos (PISA, 2016), o país apresentou péssimo desempenho na matéria, ficando em 63º posição no ranking entre 70 países. Para auxiliar a reverter este quadro, especialmente nos anos iniciais das escolas públicas, os materiais paradidáticos surgem como uma das alternativas. Isto porque oferecem oportunidade dos alunos operarem com símbolos, ideias, imagens e representações do conhecimento científico para organizar a realidade, tomar decisões e adotar uma posição crítica e com visão de mundo de forma mais autônoma, natural, criativa e espontânea possível. Neste contexto, o objetivo desta tese foi de analisar tais materiais disponíveis no mercado e projetar um kit com base nos princípios do Design da Informação (Infodesign), bem como na adequação aos Parâmetros Curriculares Nacionais da matéria e aos planos pedagógicos estaduais e municipais. Na primeira fase foi realizada uma pesquisa documental descritiva, levantando-se e traçando-se um perfil comparativo entre 121 livros paradidáticos. Em seguida, aplicou-se uma avaliação heurística com 23 princípios do Infodesign em uma amostra de 8 livros. A partir de então, pôde-se identificar problemas informacionais e analisar seus respectivos graus de gravidade. Além disso, foram identificados 30 kits/modelos paradidáticos, dos quais foram selecionados 3 para uma pesquisa comparativa qualitativa, analisando aspectos como: projeto de embalagem, componentes e manuais/livros inclusos. Em uma próxima etapa, procedeu-se a uma pesquisa de campo, mapeando o sistema de atividades de ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais em escolas da rede pública do Recife. Os dados foram obtidos a partir de órgãos públicos e privados (IBGE, INEP, OCDE, etc.), bem como por observações não participantes sistemáticas e aplicação de entrevistas semiestruturadas em 4 turmas de 5º ano de 2 escolas selecionadas – Estadual Padre Donino e Municipal Engenho do Meio. Utilizando o quadro teórico-metodológico da Teoria da Atividade, foram identificadas contradições primárias e secundárias, apontando problemas e necessidades das escolas que resultaram em uma lista requisitos projetuais. Na última fase foi concebido e confeccionado um kit paradidático de “Matéria e Energia” (livro paradidático, caderno de exercícios, modelo experimental, slides de aulas expositivas, cartazes e CD-ROM). O projeto é apresentado como um guia na análise, produção e avaliação de materiais paradidáticos em contextos similares; bem como apresenta sugestões e recomendações que podem servir de referência para estudos acadêmicos e mercadológicos.
Descripción : FERREIRA, Raquel Rodrigues Santos de Oliveira, também é conhecida em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Raquel Rodrigues Santos de Oliveira CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto, também é conhecido em citações bibliográficas por: BARRETO CAMPELLO, Silvio Romero
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39581
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Raquel Rodrigues Santos de Oliveira Ferreira.pdf8,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons